top of page
  • Foto do escritormcanacif

Autoestima e relacionamento



Nossos relacionamentos sejam afetivos, amizade ou sociais estão diretamente relacionados a nossa capacidade de nos amarmos a nós mesmos. Conhecer a si mesmo é um pré-requisito para construir uma boa autoestima A primeira fonte do amor é vivenciada na relação com os pais. A criança traz em si um potencial ilimitado para o amor. Nossas experiências familiares são essenciais para o desenvolvimento do amor. Porém, quando adultos temos a capacidade de nos proporcionar e suprir as carências do nosso processo educacional, nos tornando responsáveis pela nossa própria felicidade. Quando perdemos a conexão com a fonte original do amor, projetamos no outro a expectativa que este outro preencha nossa necessidade de amor. Nossas carências refletem o que estamos deixando de fazer por nós mesmos. Cobramos do outro nossa lista de necessidades. As pessoas dão o que tem. Tudo é uma troca. E a vida cria situações para desenvolvermos o que precisamos para nos cuidarmos e nos amarmos.


O grande propósito da vida é a nossa evolução. Todos os relacionamentos são importantes como aprendizado. Quando nos amamos, nos valorizamos e nos respeitamos, as pessoas também começarão a nos amar, a nos respeitar e a nos valorizar. É preciso aceitar as diferenças do outro. O convívio e a troca de carinho e ternura são essenciais. Nossa grande necessidade é expressar o amor Todos os relacionamentos são sempre lições que a vida nos traz. Cada um caminha a sua própria maneira e na sua individualidade.

É preciso confiar na vida. Abandonar a idealização de relacionamentos perfeitos. Cultivar o auto amor atrai o amor saudável dos outros. Portanto, aproveite o convívio com os outros. Não exija do outro o que ele não tem condição de dar. Aceite o que cada uma tem para dar e todos tem algo para dar. Amar e cuidar a si mesmo e interagir com o outro através de uma amor saudável é um desafio para toda uma existência.

94 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page